sábado, 20 de novembro de 2010

This is Rock and Roll Baby...

Uah Bap Lu Bap Lah Béin Bum... seja lá o que for isso!
002 - Elvis Presley - Elvis Presley (1956)


Romances juvenis, letras melosas e o delírio das garotinhas. Não estou falando do Restart, e sim do avô do Restart: Elvis Presley.


Podem chiar a vontade, mas ele não inventou o Rock, não era um rebelde como James Dean e o título de Rei ficaria muito melhor com Chuck Berry. Mas sem ele o mundo não seria como o conhecemos. 


No post anterior eu comentei que 1955 já tinha visto "Rock Around The Clock" de Bill Halley, mas não havia comentado da febre dançante que contagiava os EUA. Espalhava-se nos subúrbios, nas festas de salão e entre os negros, uma mistura musical que misturava o Country, o Gospel, o Blues e o Jazz. Esse estilo literalmente botava o pessoal pra balançar e rolar (rocking and rolling).  


Apaixone-se neném...
Mas a alta sociedade americana não aceitava aquela música que combinava mais com os seus empregados do que com os seus filhos. Ícones como Chuck Berry e Little Richard estariam fadados a tocar no "baile funk' a vida toda.


É aí que surge a sensação de 1956. Contrariando toda a alta society americana, um braquelo caipira grava o que viria a ser o primeiro sucesso musical a romper as fronteiras e tornar-se internacionalmente conhecido. 


Elvis interpreta canções já consagradas, dando seu toque pessoal em todas as músicas do Disco, mesmo que sua voz ainda não estivesse tão forte como nos anos seguintes. Passados tantos anos e o albúm só envelheceu bem por causa da mítica do próprio Presley, já que o Albúm é recheado de baladas românticas e country musics (a única que gostei foi "Trying To Get To You"). Porém encontramos nele "Blue Suede Shoes" e "Tutti Frutti", que juntamente com outros dois singles lançados por Elvis naquele ano ("Heartbreak Hotel" e "Hound Dog") definiram o que seria o Rock desde então.


Chupa essa Michael Jackson!
Nos padrões de hoje, as letras do Disco não são nada constrangedoras, mas junte a vontade de "pegar" todas as menininhas da época com um cara que rebolava como um louco para despertar a ira dos pais daquela geração. Porém agora era um branquelo fazendo tudo isso. Discos chegaram ao quatro cantos do planeta, levando aquela musica tão enérgica aos ouvidos de gente como o jovem John Lennon na Inglaterra e o garoto Raul Seixas na Bahia, todos eles começaram imitando Elvis Presley.

Aliás, eu entendi porque tantas pessoas imitam o Elvis. Tenho mania de cantar junto com a música, mas ontem na minha caminhada até a faculdade eu fui é dançando e imitando os trejeitos do sujeito! 

Minha banda arrancando suspiros da platéia (todas as três senhoras)
Sem contar o carinho especial que tenho com o Disco pois "Blue Suede Shoes" foi a primeira musica que minha banda tocou em um evento, eu recomendo o Disco para todos os roqueiros que se "acham" rebeldes, para os garotos que querem impressionar os brotinhos e os sujeitos que acordam querendo revolucionar o planeta. 

6 comentários:

  1. Voce esta equivocado ao dizer q vc foi para a faculdade imitando o Elvis...por um pequeno detalhe...vc não foi na faculdade.
    Mas vamos para o q intereessa. Nunca fui um grande fã de Elvis, mas sei reconhecer um grande talento quando vejo, sem falar na forma revoluicionaria cono tratou a música, ele influencia até um garoto q faz muito sucesso na midia um tal de Neymar( olha a golinha levantada). Elvis o pai do restart,o aluno foi melhor q seu mestre...

    ResponderExcluir
  2. Lógico que fui na faculdade! Foi no dia do campeonato de futebol.

    Eu fiz a brincadeira do Elvis com o Restart pois os dois fazem uma música descompromissada, para curtir com as menininhas mesmo. Claro que o Elvis tinha muito mais estilo...

    Neymar = Elvis?

    ResponderExcluir
  3. Haha... olha só a Banda dele!! Foi muiito bom esse dia.. =D

    ResponderExcluir
  4. uai samu, eu vi umas fotos do Elvis com a gola da camisa levantada, igual o Neymat esta fazendo .http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1024&bih=584&q=Elvis&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= esse link tem algumas fotos dele assim

    ResponderExcluir
  5. como asim chupa essa michael jackson ? vc pensa bem antes de falar do michael ok

    ResponderExcluir