quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Não cole figurinhas no seu Álbum...

Havia um tempo em que minha principal preocupação na vida era se a Xuxa iria aterrissar sua nave direitinho no meio do palco. Foi nessa época que eu descobri que além da Rede Globo e seus heróis fraternos He-Man e She-Ra, havia um canal um tanto obscuro que minha irmã mais velha adorava, a MTV. Descobri com eles que desenhos podiam ter palavrão, Raimundos era "A" banda e que comerciais não precisavam ter sentido. Pena que anos mais tarde a EMOTV começaria um irreversível plano de "colorir" o planeta...

Combinação perfeita para seus pais bloquearem o canal

Nessa época eu sempre me perguntava porque todo mundo nessa emissora chamava os Discos das bandas de albúns, até me imaginei comprando as novas figurinhas dos Ramones! Me acostumei tanto com o termo que somente agora, após comprar o bendito livro, me dei conta que ainda não sabia o porque de chamar Discos (Cds, que seja..) de albúns.

Um albúm nada mais é do que uma forma de catalogar ou colecionar determinada mídia, assim um albúm de figurinhas é uma coleção de imagens sobre um determinado tema (Futebol, Super-Heróis), um albúm de fotos é uma coleção de imagens dos seus entes queridos, e um albúm musical é uma coleção de músicas relacionadas e lançadas comercialmente em um formato de aúdio para o público, óbvio não?

Um albúm de Rock?

Mas a idéia de fazer "Albúns musicais não surgiu do dia para a noite. Antigamente, e pense nisso como a infância dos seus avós, os discos eram feitos de um plástico tão vagabundo que a própria agulha da vitrola tratava de detoná-los depois de algumas rodadas de música. Aliado ao fato de que vitrola era pra ouvir Beethoven, não é de se espantar que o primeiro disco que analisarei tenha sido lançado em 1955. 

A revolução só ocorreu quando os Discos passaram a ser resistentes e passíveis de armazenarem uma considerável quantidade de músicas, até então os Discos eram um apanhado de canções aleatórias de determinado cantor. Foi um pulo até alguém ter a brilhante idéia de lançar um conjunto de músicas gravadas ao redor de um tema e feitas especificamente para um Disco, "In The Wee Small Hours"(1955) de Frank Sinatra  foi pioneiro neste sentido, mas uma idéia nova precisava cativar gente nova. A indústria musical e a cultura jovem  só foram estourar mesmo em março de 1956  com o lançamento de "Elvis Presley", o primeiro "Albúm" do Rei do Rock.
Sua avó deu uns amassos ao som desse cara...

Ufa! Depois de tanto "contextualizar" (como diria minha professora de Introdução ao Jornalismo), inicio a partir do próximo post a minha jornada através dos tempos pelos 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer!

2 comentários:

  1. Uma historinha: a minha esposa é fãzaça do Elvis. Quando nos casamos, meu sogro pegou a furadeira para fazer um buraco na parede do escritório. Culpa da esposa, que queria colocar um quadro do Elvis lá. O sogrão perguntou: “ô, rapaz, vai deixar a moça colocar um quadro de outro homem na parede?” E eu respondi: “seu José, eu me preocuparia mais se ele estivesse vivo. Essa aí já tá morto, e com certeza hoje ele é muito mais feio do que eu” :)

    Também sinto saudades dos bons tempos de MTV... das vinhetas bizarras, do “garoto enxaqueca”, do “Lado B MTV” com Fabio Massari, de ter música tocando o tempo inteiro... tempos que não voltam mais.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa tínhamos o mesmo problema. Só que ao contrário. Minha irmã que tirava uma da minha cara só porque colei um poster do Rocky Balboa no meu quarto...

    ResponderExcluir