sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Curtindo uma fossa com Frank Sinatra...

Esse ônibus não passa logo...
001 - In The Wee Small Hours - Frank Sinatra (1955)

Se Frank Sinatra fosse brasileiro e tivesse nascido em Goíás, conheceríamos "Boate Azul" em 1955. Ao mesmo tempo em que não conseguia cantar nem mesmo nos botecos da vida, Sinatra tomou um pé na bunda da lindíssima Ava Gardner. Porém a fossa em que o coitado estava foi o trampolim para o lançamento mais emblemático daquele ano.

Alan Livingston (executivo da Capitol Records, Alan foi o famoso criador do Bozo!) fã assumido do cantor, lhe deu um contrato de 7 anos quando todas as gravadoras já o tinham dado como acabado. Com este Disco, Sinatra construiu o conceito de como seriam praticamente todos os albúns musicais a partir de então, musicas criadas especificamente para o Disco (interpretadas neste caso) e construídas ao redor de um tema, e que tema...

O albúm é muito triste, desde a capa mostrando um Frank pensativo em uma rua deserta "nas primeiras horas da manhã" (o tal do "In The Wee Small Hours"), até a última música, temos um Sinatra melancólico e solitário. Composto por baladas orquestradas, as músicas realmente ilustram um homem desiludido por perder a mulher amada, chega a parecer trilha sonora de qualquer filme romantico de época.

O Sinatra conquistador e cafajeste suplicando o amor de uma mulher é de fazer doer o coração. Além da faixa título do albúm, recomendo para curtir aquela fossa regada a Whisky (curtir fossa com cachaça tem que ser no boteco ao som de "Boate Azul" mesmo), "I Get Along Without You Very Well" (que foi regravada pelo Renato Russo) e as súplicas de "Cant' We Be Friends?" (pra manter aquela amizade colorida).

Ava Gardner era dama da noite da "Blue Nightclub"

Em 1955 também foi lançado "Rock Around The Clock" de Bill Halley, muito mais inspirador para a geração Rocker que estava chegando, mas por definir o conceito de "Albúm", "In The Wee Small Hours" é um dos 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer.


Get Along Without You Very Well - Renato Russo


2 comentários:

  1. valeu Samu... menos um disco para q eu ouça nessa minha curta e pacata vida...só faltam 1000

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, você deveria escrever "1001 Discos Para Não Ouvir Antes de Morrer"...

    ResponderExcluir